Haná ou Nirá - substituto do alho e cebola

Alho-nirá ou Cebolinha-chinesa



Essa planta que faz parte da cultura asiática já esta há muito tempo na nossa mesa, embora muitos ainda não a conheçam. É resistente, duradoura e de semente bem rústica. Suas folhas possuem aroma de alho, só que um pouco mais suave. Combina bem com quase tudo que vai à mesa, além de ser uma boa planta para diversificar a agricultura orgânica.

Para combater pressão alta, como cicatrizante de úlceras gástricas, fortalecedora das defesas do corpo, carminativa, desintoxicante do organismo, antigripal, antirreumático, ajuda na circulação sanguínea e no tratamento de labirintite.

O Hará-nirá (Allium tuberosum), ou apenas NIRÁ, como é mais conhecido no Brasil, é originária do Oriente onde, por séculos, foi usada como proteção contra o mal.

Acreditava-se que as forças psíquicas eram por ela estimuladas. Possui sabor muito agradável e suave. Suas folhas, cilíndricas e ocas, são de um verde intenso e devem ser colhidas pouco antes da abertura das flores.

Convém lembrar que a cebolinha não é adequada à secagem, sendo melhor conservá-la sob congelamento se pretender utilizá-la posteriormente. Por causa do suave e delicado sabor, sua utilização na culinária é bem ampla, principalmente na cozinha japonesa.

As folhas bem picadinhas do nirá (alho japonês) temperam saladas e molhos. Seu sabor assemelha-se ao da cebolinha e do alho, mas com um frescor mais agradável.

A cebolinha Nirá, também conhecida como Cebolinha Japonesa, é uma planta forte, muito vigorosa, com talos longos medindo cerca de 10cm. Caso você as cultive em horta caseira e as mesmas floresçam não há problema em utilizar também as suas flores (branquinhas e pequeninas). 

Informação Nutricional: É rico em vitaminas A e C.

Cada 100g do produto cru (talos) contém:
510 mg de potássio
48 mg de cálcio
18 mg de magnésio
31 mg de fósforo
1 mg de sódio
0,7 mg de ferro
0,3 mg de zinco
0,39 mg de manganês
3500 mg beta-caroteno (vitamina A)
290 mg de retinol
19 mg de vitamina C
3 mg de vitaminaE
180 mg vitamina K
100 mg de ácido fólico

Atenção para um detalhe: ele é delicioso em saladas ou cozido, mas o sabor é destruído por longos cozimentos. Flores também podem ser comidos crus ou cozidos. O sabor é um cruzamento entre alho e cebolinha. HANÁ-NIRÁ


fonte: http://ervasearomas.blogspot.com.br/2010/03/hana-nira.html

Comments